junho 2012 - Teste CAP

Hot

Post Top Ad

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Informativo sobre a greve

junho 29, 2012 0
Professores aceitam proposta do Governo e greve é encerrada 


Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 29, os professores da UERN decidiram aceitar a proposta do Governo do Estado, elaborada em reunião com os segmentos da Universidade na manhã de ontem. Dessa forma, depois de 57 dias, a greve foi encerrada e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 02.

Pela proposta (veja aqui), os salários dos servidores da UERN serão reajustados em 3,5% em julho de 2012, mas com efeito retroativo a junho de 2012; 5% em setembro de 2012; 9% em maio de 2013; e 10% em maio de 2014. Os reajustes não estão vinculados à Lei de Responsabilidade Fiscal. O documento também assegura que em até 10 dias após o término do movimento grevista o Projeto de Lei alterando os salários será enviado à Assembleia Legislativa, que deve ser convocada em caráter extraordinário para votar a matéria.

O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, explica que nas circunstâncias atuais, a proposta não poderia ser descartada. “A greve acabou, mas o movimento em defesa da UERN terá continuidade para que os problemas de orçamento, infraestrutura e funcionamento sejam solucionados, inclusive iremos reativar o Fórum Permanente de Discussão sobre a UERN”, afirma o docente.

FONTE: ADUERN
Read More

Fim da Greve

junho 29, 2012 0
GREVE DA UERN CHEGA AO FIM

O Blog do CAP acaba de receber a informação do Prof. Jozenir Calixta, que encontra-se na Assembleia da ADUERN, que a greve da UERN acabou e o retorno das aulas será segunda-feira (02/07).

Mais informações em instantes.
Read More

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Informativo sobre a greve

junho 28, 2012 0
Categorias se reunirão em Assembleia para avaliar proposta

A reunião dos segmentos da UERN com o Governo do Estado, representado pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, realizada na manhã desta quinta-feira, 28, foi produtiva, segundo o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato. Na ocasião, foi construída uma proposta para os servidores da Universidade.

A proposta apresentada consiste no reajuste salarial de 8,5% em 2012, 9% em 2013 e 10% em 2014 para os professores e servidores técnico-administrativos da UERN. “A reunião foi produtiva, já que conseguimos avançar em alguns pontos. O governo se comprometeu em redigir a proposta e enviar formalmente às categorias até às 9h de amanhã, horário anterior ao que a categoria docente irá se reunir e avaliar a proposição”, explica o professor Flaubert Torquato.

Ainda segundo o presidente da ADUERN, o Governo assegurou que irá enviar o projeto de lei, caso a proposta seja aceita pelas categorias, para a Assembleia Legislativa, que deverá ser convocada em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado na casa. De acordo com Flaubert, o governo se comprometeu ainda a não condicionar os reajustes citados a nenhum mecanismo fiscal, o que garantirá o cumprimento efetivo do acordo.

A categoria docente irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira, 29, para avaliar a proposta do Governo do Estado. A Assembleia será realizada na sede da ADUERN em Mossoró, às 10h.

FONTE: ADUERN
Read More

Nota de Parabenização

junho 28, 2012 0

PARABÉNS!


As felicitações de hoje (28/06) são dedicadas à Joana D'arc Lacerda Alves Felipe, Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da UERN. 

Joana D'arc Lacerda Alves Felipe


Todos que fazem a Secretaria do CAP desejam muita saúde, paz e sucesso!


Read More

Informativo sobre a Greve

junho 28, 2012 0
Secretário de Administração apresentará proposta para tentar pôr fim à greve da Uern


A audiência entre representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Governo do Estado foi remarcada de segunda-feira (25) para hoje, às 10h, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, localizada no Centro Administrativo, Natal. A reunião foi marcada pelo titular da pasta, Álber Nóbrega, para, segundo ele, apresentar proposta aos servidores para encerrar a greve na Uern, que completa hoje 55 dias.

Será a primeira reunião direta entre servidores e Executivo. As duas anteriores aconteceram por intermédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (audiência de conciliação, dia 29 de maio, sem acordo) e através da Assembleia Legislativa, no último dia 21, que encaminhou a audiência de segunda-feira e adiada para hoje.
Professores e técnicos-administrativos da Uern entraram em greve dia 3 de maio, alegando descumprimento de acordo pelo Governo do Estado, firmado em setembro de 2011, de reajuste salarial de 10,65% em abril deste ano, a primeira parcela de um escalonamento de 27% em três anos. Mas, o Executivo tem alegado não ter amparo legal para cumprir.

O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Flaubert Torquato, afirma que, apesar das decepções de tentativas anteriores, os professores estão otimistas e esperam uma reunião produtiva. "Há uma grande expectativa de que o governo finalmente apresente uma proposta concreta para resolver a situação", diz.

Segundo ele, a Aduern vai disposta a ouvir o que o governo tem a oferecer e que a categoria está disposta em negociar. "Queremos o cumprimento do acordo, a forma como vai ser cumprido podemos discutir. Estamos dispostos à negociação e, dependendo da proposta do Governo, o impasse pode ser resolvido amanhã", completa o docente.

Além dos professores, participarão da audiência representantes do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também acompanhará o desenrolar do encontro, já que pode ser decisivo para pôr fim à greve na Universidade, já que está comprometendo mais um ano letivo como em 2011.

Os servidores da Uern vão à audiência amparados em decisões do Tribunal de Justiça, considerando legal a greve. A primeira foi dia 30 de maio, quando a desembargadora convocada Sulamita Pacheco negou liminar ao Governo do Estado que pedia a suspensão do movimento. Uma semana depois, todos os desembargadores mantiveram a decisão.

Os professores se reunirão amanhã em Assembleia Geral Extraordinária, às 10h, na sede da Aduern em Mossoró, para avaliar a proposta que deve ser apresentada hoje pelo Governo do Estado. A reunião decidirá se a categoria aceita a eventual proposta ou se mantém a greve, programando outras atividades como atos públicos e debates. 


'Encontro com Autoridades' hoje mobiliza sociedade organizada

Enquanto uma comissão da Uern é recebida pelo Governo do Estado, hoje, representantes de segmentos da sociedade de Mossoró discutem a situação da Universidade, que enfrenta, além de defasagem salarial, problemas de estrutura e orçamento reduzido. O "Encontro com Autoridades" está marcado para as 9h, na sede da Aduern.

Segundo a organização, o objetivo é obter apoio de importantes entidades de Mossoró e do Estado na luta em defesa da instituição. São escolas públicas e particulares de Mossoró, Câmara Municipal, Prefeitura, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired), Igreja Católica e Evangélica.

Também Maçonaria, Sociedade Espírita de Mossoró, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Intersindical, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN).

E ainda Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Adufersa), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Rotary Club e Lions.

Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi). A intenção é realizar uma reunião ampliada, mobilizando toda a sociedade civil organizada em favor do fortalecimento da Uern.

Read More

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Informativo sobre a greve

junho 27, 2012 0


O Governo do Estado finalmente resolveu reabrir negociação direta com os grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A segunda paralisação na atual gestão estadual passa dos 50 dias.

- Governo marca reunião com Uern para amanhã (quinta-feira, 28) às 10h – comunica o deputado federal Henrique Alves (PMDB), aliado governista que faz parte do Conselho Político do governo.

- Espíritos desarmados em busca da digna solução. Agora tem que haver o entendimento. Urgente! – complementa.


Read More

Contracheque Online

junho 27, 2012 1
Novo serviço disponibiliza consulta online aos demonstrativos de pagamento



A UERN, num trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE e da Unidade de Processamento de Dados - UPD, apresenta uma nova forma de acesso aos seus rendimentos mensais, possibilitando consultas, arquivamento e impressão dos contracheques de qualquer local através da Internet e Intranet.

Os procedimentos necessários para o acesso estarão disponíveis, a partir de 26/06/2012, no Portal UERN (www.uern.br) e na Intranet (intranet.uern.br) na opção [Contracheque].

A adesão ao serviço não é obrigatória neste momento, mas é necessário que o servidor, no primeiro acesso, faça sua escolha no termo de opção ao serviço online que será apresentado.

Este novo serviço, direcionado a servidores ativos e inativos, possibilitará a agilização do processo de consulta aos demonstrativos de pagamento com maior segurança, disponibilidade 24 horas e economia de recursos (uso de papel e energia elétrica), contribuindo assim, com a preservação do meio ambiente.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Diretoria de Folha de Pagamento pelo e-mail folhapag@uern.br ou pelo telefone (84)3315-2119 / ramal 52119.


Nota da UPD:

Em razão de nosso certificado de segurança ter expirado, será apresentada uma mensagem de alerta indicando que Há um problema no certificado de segurança do site. Esta é uma mensagem de alerta do seu navegador e a continuidade do acesso poderá ocorrer sem qualquer risco a sua segurança, bastando clicar na opção Continuar neste site (não recomendado).

O processo para renovação de nossos certificados de segurança já está sob responsabilidade da PROAD, que aguarda a realização de processo licitatório.

FONTE: Intranet - UERN
Read More

Nota de Parabenização

junho 27, 2012 0
PARABÉNS!



As felicitações de hoje (27/06) são dedicadas ao servidor Valmir Bartolomeu G. Júnior, Vigilante do Campus Avançado de Patu.


Valmir Bartolomeu G. Júnior


Todos que fazem o CAP desejam muita saúde, paz e sucesso!
Read More

terça-feira, 26 de junho de 2012

Informativo

junho 26, 2012 0
GOVERNADORA DECRETA PONTO FACULTATIVO


DECRETO Nº 22.793, DE 25 DE JUNHO DE 2012
 
 
Decreta ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, e dá outras providências.
 
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, inciso V, da Constituição Estadual,
 
 
D E C R E T A:
 
 
Art. 1º Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, no dia 29 de junho, sexta-feira, excetuando-se as atividades ou serviços considerados essenciais.
 
 
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
 
 
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 25 de junho de 2012, 191º da Independência e 124º da República.
 
ROSALBA CIARLINI
Antônio Alber da Nóbrega
Read More

Informativo

junho 26, 2012 0
ALUNOS DO PIBID/CAP PARTICIPARÃO DO IV FIPED NO PIAUÍ




Rita Dutra de Paiva, Milena Rodrigues, Claudia Alves, Mayla LIma, Mateus Alexandre e Caio Fernandes, todos bolsistas do PIBID/CAP, participarão do IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA – FIPED, que acontecerá entre os dias 27 a 29 de junho, em Parnaíba-PI. 


Na ocasião, os estudantes apresentarão trabalhos sobre as experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto PIBID que desenvolvem na Escola Estadual João Godeiro - Patu/RN.

O FIPED em como missão ser um espaço de promoção e fortalecimento da pesquisa na graduação, possibilitando a divulgação de trabalhos de pesquisas produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins, de reflexão sobre políticas para a pesquisa, de divulgação e discussão de experiências de pesquisas realizadas em articulação com o ensino e com a extensão na graduação, em quaisquer disciplinas.


Nota do Blog: 
Todos que fazem o CAP desejam um ótimo desempenho nas apresentações de seus trabalhos!
Read More

Informativo sobre a greve

junho 26, 2012 0
Governo cancela reunião com servidores da UERN

Há 51 dias, professores e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vivem num impasse com o Executivo Estadual. Apesar do discurso do procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, enfatizar que o Governo do Estado está aberto ao diálogo com os docentes grevistas, até agora nenhuma reunião com os representantes da classe e o titular da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh), Alber da Nóbrega, foi realizada. Um encontro marcado para ontem foi desmarcado por incompatibilidade da agenda do secretário Alber da Nóbrega e, como consequência, mais dias serão acrescidos à paralisação, até que o Governo se posicione acerca do pleito dos servidores da UERN. 

Encontro deveria ocorrer ontem com o secretário Alber da Nóbrega
Foto: Adriano Abreu

Em nota encaminhada à imprensa, o presidente da Associação dos Docentes da UERN (Aduern), Flaubert Torquato, destacou que a postergação da reunião é uma demonstração "do descompromisso do Governo do Estado com a UERN e como a Universidade não é prioridade para a atual administração". Uma nova data para um encontro com os representantes dos professores que aderiram ao movimento grevista não foi marcada. Ao longo destes últimos 51 dias, desde que a greve foi deflagrada, docentes e representantes do Executivo Estadual se reuniram em duas situação. 

A primeira delas ocorreu na segunda semana de junho, após o Tribunal de Justiça julgar a paralisação dos professores como legal, apesar da argumentação da Procuradoria Geral do Estado de que o movimento paredista era abusivo e, ainda, pela impossibilidade de atender as reivindicações dos docentes em razão das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Naquela audiência conciliatória, nenhuma possibilidade de negociação foi apresentada pelos representantes do Estado e a greve continuou. Os docentes, desde então, estão amparados por uma decisão judicial favorável a paralisação.

"Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo com péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino", alegaram os desembargadores Judite Nunes e Amaury Sobrinho, além do promotor em substituição legal, João Vicente Silva de Vasconcelos Leite, no Agravo Regimental nº 2012.007272-3/0001.00, aberto pelo Estado contra os sindicatos representantes dos professores da UERN. 

Numa outra oportunidade de discussão da greve, numa audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa quinta-feira passada, o Governo se posicionou favorável ao diálogo e marcou a reunião para ontem. O encontro, entretanto, não ocorreu. "Até hoje, todas as vezes em que conversamos com o Governo foi sob a intermediação de alguma entidade. Não nos reunimos somente com o Governo. Até que o Executivo Estadual se manifeste, iremos permanecer parados. Entretanto, nós estamos aberto ao diálogo", enfatizou o diretor cultural da Aduern, João Freire. 

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, afirmou que passou o final de semana passado analisando a decisão do Tribunal de Justiça para definir qual medida o Governo irá adotar sobre este assunto. "A determinação da governadora é para que encontremos uma solução. Se houver subsídio para que o Governo consiga fazer o pagamento da primeira parcela, irá fazer. O TJ precisa nos fornecer elementos e subsídios para que a gente faça a implementação do aumento sem ferir o limite prudencial", afirmou Josino. 

O titular da Searh, Alber da Nóbrega, foi procurado pela reportagem para comentar quando uma reunião com os docentes da UERN será marcada, além da proposta do Governo do Estado a ser apresentada. O secretário, entretanto, não atendeu ou respondeu as tentativas de contato telefônico feitas em seu gabinete no Centro Administrativo e em seu celular funcional. 


Acordo com professores prevê aumento de 27%

Após mais de cem dias de greve em 2011, representantes dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Executivo Estadual firmaram um acordo que concedia aumento de 27% à categoria. O percentual, conforme acordo firmado com a Procuradoria Geral do Estado, seria dividido de forma escalonada em três anos. 

A primeira parcela, correspondente a 10,65% deveria ter sido paga em abril passado, sendo este o motivo principal do movimento grevista ora em curso. Para 2013, conforme o entendimento do ano passado, serão mais 7,43% e o restante, outros 7,43%, previstos para 2014. 

Conforme cálculos do Governo do Estado realizados à época do acordo, seriam consumidos cerca de R$ 34 milhões ao longo dos três anos para a implementação do aumento.


Prejuízo

O reitor da UERN, Milton Marques, analisou que o tempo dilatado da greve atrasará a formatura de inúmeros alunos que estão, teoricamente, cursando o último período dos seus cursos. Para o reitor, existem duas plataformas que precisam ser analisadas neste caso. "Do ponto de vista pedagógico, não existem perdas. Seria a parte administrativa da Universidade. O lado negativo é o atraso na formatura dos alunos", comentou. Marques não confirmou, entretanto, se o primeiro semestre de 2012 será declarado como nulo. Ressaltou, porém, que não existirão perdas de conteúdo e os semestres serão finalizados, ao final da greve, com todos os dias úteis impostos pelo Ministério da Educação.

Fonte: Tribuna do Norte
Read More

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Informativo

junho 25, 2012 0
Governo desmarca reunião com segmentos da UERN

A reunião dos segmentos da UERN com o Governo do Estado agendada para hoje, 25, foi desmarcada pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega. O auxiliar alegou compromissos inadiáveis para o cancelamento do encontro. 

A reunião havia sido agendada na Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira, 21, como uma forma de pôr fim ao impasse da greve dos professores e técnicos administrativos, provocada pelo descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o adiamento demonstra o descompromisso do Governo do Estado para com a UERN e como a Universidade não é prioridade para a atual administração.

Agenda da greve

Nesta terça-feira, 26, os professores da UERN participam do “Ato de Deflagração da Greve” dos professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento será realizado às 8h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), Centro de Mossoró.

No mesmo dia, às 16h, no semáforo da Praça do Pax, professores, técnicos administrativos e estudantes da UERN irão promover um Buzinaço com Adesivaço com o tema “#emdefesadaUERN”.

FONTE: ADUERN
Read More

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Greve

junho 22, 2012 0
GREVE DA UERN: Governo deve apresentar proposta na segunda-feira


A greve de professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de discussão na tarde desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa. O entendimento da maior parte dos presentes foi que o movimento é justo. Porém, não houve acordo sobre a questão. A única definição foi que haverá nova reunião na segunda-feira (25) e o Governo deverá apresentar a proposta aos professores e servidores da UERN.


Audiência contou com participação de membros do Governo, políticos, representantes da UERN e do movimento grevista
Audiência contou com participação de membros do Governo,
políticos, representantes da UERN e do movimento grevista

Na audiência, realizada por proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), foram apresentados dados que indicam que do ano passado para cá já são 155 dias de greve contra apenas 134 de aulas. De acordo com professores e alunos, a greve atual foi gerada devido ao descumprimento do Governo da proposta elaborada em setembro do ano passado, para o encerramento da greve anterior. 
Professores e servidores utilizaram narizes de palhaço para protestar contra Governo do Estado
Professores e servidores utilizaram narizes de palhaço
para protestar contra Governo do Estado
 

Sem uma proposta concreta por parte do Governo, o secretário de Administração e dos Recursos Humanos SEARH, Antônio Alber da Nóbrega, afirmou que o Executivo vai elaborar uma proposta com o objetivo de buscar o consenso e finalizar a paralisação.

Estudantes também participaram da audiência pública
Estudantes também participaram da audiência pública

Na segunda-feira, o encontro terá a participação do secretário Alber da Nóbrega e dos representantes do movimento grevista, quando será apresentada a proposta.

Fonte: Tribuna do Norte
Fotos: Aldair Dantas
Read More

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Informativo sobre a Greve

junho 21, 2012 0
Deu no Blog da Folha Patuense

Comitiva do Campus de Patu Participará nesta Quinta Feira de Audiência Pública na Assembleia Legislativa para Discutir Crise na UERN



Uma comitiva formada por professores, funcionários e alunos do Campus Avançado de Patu participará nesta quinta feira (21/06), em Natal, na Assembleia Legislativa, de audiência pública para discutir a crise na UERN.
 
Prof. Flaubert Torquato (Presidente da ADUERN), Aluisio Dutra (Representante dos Professores do CAP) e Silvano Tavares (Representando o DCE) estarão presentes com os demais membros da comitiva do Campus de Patu na audiência pública em Natal

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte irá realizar Audiência Pública com o tema “Crise na UERN”, nesta quinta-feira, 21, às 14h30. O debate, que será realizado através do Centro de Estudos e Debates, no Auditório Robinson Faria, atende um pleito dos segmentos universitários, como uma forma de tentar resolver o impasse da greve dos docentes e técnicos administrativos da Instituição.
A greve dos servidores da UERN foi deflagrada no dia 03 de maio, em virtude do descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado. Além da atual greve, na audiência, ainda deve ser discutida a Autonomia Financeira para a instituição, tendo em vista as dificuldades orçamentárias que a UERN vem enfrentando nos últimos anos.
Para a audiência, é esperada a participação, além dos deputados estaduais, dos segmentos que integram a UERN (ADUERN, SINTAUERN, DCE e Reitoria), representantes do Governo do Estado, além de membros da sociedade em geral.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, a Audiência Pública na AL é uma oportunidade importante para a sociedade tomar conhecimento da realidade de precarização que a UERN atravessa, bem como saber o posicionamento da Assembleia Legislativa sobre essa situação.
Em virtude da relevância do encontro, conclamamos todos os professores a se fazerem presente ao evento”, convida o presidente.
A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Assembleia. Os professores que desejam participar devem entrar em contato com a ADUERN através do telefone 3312-2324. Os técnicos administrativos devem ligar para o SINTAUERN: 3317-5803. Os estudantes podem entrar em contato com o DCE através do telefone 8713-2151.
Jornalista
Talita Lucena (DRT 1551-JP/RN)
Read More

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Informativo

junho 20, 2012 0
MEDICINA 
PROEG PUBLICA EDITAL SOBRE VAGAS NÃO-INICIAIS


A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições acadêmicas e administrativas, na conformidade do que dispõem os arts. 83, inciso II, 85 a 88, art. 91, inciso II e arts. 94 a 102, do anexo à Resolução n° 5/2010 - CONSEPE, de 10 de fevereiro de 2010, que aprovou o Regulamento dos Cursos de Graduação da UERN; e EM CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL prolatada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte nos autos do Agravo de Instrumento com Suspensividade nº 2012.003834-3 (Processo Originário nº 00033424320128200106, Vara da Fazenda Pública), torna pública oferta de vagas não iniciais para o curso de Medicina e os critérios para o preenchimento das mesmas. 

Serão ofertadas 06 (seis) Vagas Não Iniciais a serem preenchidas no 2º semestre letivo de 2012. Em virtude de greve funcional na UERN, oportunamente ao fim do movimento grevista, será publicado aditivo a este edital informando período de inscrição e demais prazos relacionados ao certame. A inscrição será realizada na secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde, nos horários de 7h30min às 11h e das 13h30h às 17h00min, com sede na Rua Atirador Miguel Antônio da Silva Neto, s/n, Aeroporto 59607-360 – Mossoró-RN. o valor da taxa do requerimento de solicitação de vaga será de R$ 18,00 (dezoito reais) e deverá ser efetuado como depósito bancário na conta Nº 15.160-2, Agência Nº 0036-1, Banco do Brasil.

Mais informações no EDITAL

Read More

Informativo

junho 20, 2012 0
CAP se reúne com Vice-Reitor para discutir a criação do novo portal da UERN


Na manhã de hoje (20/06) o diretor do CAP, os chefes e os técnicos-administrativos dos departamentos de Ciências Contábeis, Matemática e Pedagogia se reuniram com o Prof. Aécio Cândido para discutir a criação das páginas eletrônicas dos Departamentos Acadêmicos e dos Cursos do CAP.

O Prof. Aécio fez a leitura do Projeto do Novo Portal da UERN que objetiva disponibilizar na rede informações sobre a gestão e sobre o ensino, a pesquisa e a extensão ofertados pelas faculdades, departamentos e cursos da UERN.

A estimativa é que o novo portal seja lançado no mês de setembro, no dia da comemoração dos 44 anos da UERN. A equipe do CAP se comprometeu em trabalhar para que a meta seja alcançada.

Veja algumas imagens da reunião:




Read More

Informativo sobre a Greve

junho 20, 2012 0

TJ/RN publica acórdão que confirma legalidade da greve


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) publicou o acórdão em que negou provimento, por unanimidade do Pleno, ao Agravo Regimental interposto pelo Governo do Estado para tentar reverter a decisão da desembargadora convocada Sulamita Pacheco que determinou a legalidade da greve dos servidores da UERN.

A decisão da desembargadora convocada e referendada pelo Pleno do TJ/RN reconhece a precarização do trabalho docente e baixa remuneração percebida pela categoria.  “Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo com péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino. Logo, há que se reconhecer a necessidade de fortalecimento da categoria de tais profissionais, base da nossa sociedade, bem como o direito dos docentes em reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais justos”.

A peça ainda destaca a importância do movimento reivindicatório dos docentes para o fortalecimento da educação pública. “(...) apesar da alegação do autor de violação ao direito constitucional à educação, previsto no artigo 205 da Constituição Federal, não encontro claramente desrespeito a tal direito constitucional. Ao contrário, ao passo que se busca respeitar o direito dos professores a uma luta por melhores condições de trabalho, o resultado é o fortalecimento da educação, para que se atenda ao conteúdo da norma constitucional”.

O professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da ADUERN, explica que o acórdão legitima o acordo realizado entre as categorias e o Governo do Estado em setembro do ano passado e também reconhece que a greve é legítima porque exige o cumprimento do acordado. “Já que é uma decisão judicial, esperamos que o Estado inicie o cumprimento do acordo que o TJ reconheceu como legítimo”, afirma o advogado.

O acórdão pode ser acessado na íntegra aqui.


Audiência Pública

Nesta quinta-feira, 21, às 14h30, a Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública com o tema “Crise na UERN”. O debate será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pela Rádio Assembleia disponíveis no site www.al.rn.gov.br.

FONTE: ADUERN
Read More

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Informativo sobre a Greve

junho 18, 2012 0
Audiência Pública na AL irá debater a crise na UERN


Com o objetivo de debater a atual situação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte irá realizar Audiência Pública nesta quinta-feira, 21, às 14h30, no Auditório Robinson Faria, com o tema “Crise na UERN”. Os professores que desejam participar devem entrar em contato com a ADUERN, através do telefone: 3312-2324.

A Audiência contempla a solicitação dos professores como uma forma de tentar resolver o impasse da greve na Universidade. O sindicato espera a retomada das negociações com o Governo do Estado, que rompeu o diálogo quando do início do movimento paredista, há 46 dias.


FONTE: ADUERN
Read More

sábado, 16 de junho de 2012

Informativo

junho 16, 2012 0
PROFESSORAS DO CAP TÊM TRABALHOS APROVADOS EM EVENTO SEDIADO EM SÃO PAULO




As Professoras do Departamento de Educação do CAP, Gercina Dalva, Ghisleny Brasil e Jacicleide Melo tiveram trabalhos aprovados no XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de julho deste ano na Faculdade de Educação da UNICAMP (Campinas - São Paulo).

O objetivo geral do encontro é socializar e debater pesquisas, estudos e propostas sobre a Didática e as Práticas de Ensino como áreas de conhecimentos específicos, áreas disciplinares e áreas de práticas pedagógicas, destacando seu compromisso público e político com resultados do ensino e da aprendizagem de qualidade nos diferentes níveis e modalidades, no contexto da definição e das implicações do Plano Nacional de Educação (2012-2022).

O XVI ENDIPE se propõe a ser um espaço de articulação de trabalhos que, ao considerarem o ensino como prática social e com base nos campos teórico e disciplinar da Didática e das Práticas de Ensino, indiquem caminhos e perspectivas teóricas, metodológicas e políticas para a superação dos entraves que geram cada vez mais uma desigualdade social, a partir da sonegação do ensino de qualidade, como direito de todos que passaram a ter acesso à escolaridade. 

As professoras farão apresentação oral dos seguintes trabalhos:


Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTOS E DESAFIOS
Autores: Elaine Luciana Silva Sobral, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Milena Paula Cabral de Oliveira 
Área Temática: 2.3 Programas de Formação de Professores: entre concepções, propostas e experiências. 


Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: COMPARTILHANDO SABERES E REFLEXÕES
Autores: Gercina Dalva, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Maria Ghisleny de Paiva Brasil.
Área Temática: 2.3 Programas de Formação de Professores: entre concepções, propostas e experiências.


Professoras: Gercina Dalva, Ghisleny Brasil e Jacicleide Melo

Todos que fazem o CAP parabenizam as professoras e ficam na torcida para que obtenham bons resultados.
Read More

Nota de Parabenização

junho 16, 2012 0


PARABÉNS!
As felicitações de hoje (16/06) são dedicadas ao servidor João Ismar de Moura, Professor do Departamento de Matemática do Campus Avançado de Patu.


Prof. João Ismar de Moura

 Todos que fazem o CAP desejam muita saúde, paz e sucesso!

Read More

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Informativo

junho 15, 2012 0
Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira (15)


Quase cinco milhões e meio de estudantes já estão inscritos. A partir deste ano, haverá mudanças na correção das redações e, pela internet, o candidato poderá ver a redação corrigida.

Termina nesta sexta-feira (15), o prazo da inscrição para as provas do Enem. Quase cinco milhões e meio de estudantes já estão inscritos. A partir deste ano, haverá mudanças na correção das redações e, pela internet, o candidato poderá ver seu texto corrigido.

No próximo mês, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, vai lançar o Guia do Estudante, especialmente para redação do Enem. O guia vai explicar o que é levado em conta na hora de corrigir os textos e o que se espera de uma boa redação.

A correção vai analisar cinco pontos: o domínio da língua portuguesa; a compreensão do tema; a capacidade de organizar ideias; a argumentação; e a solução do aluno para o tema sugerido para a redação.

Segundo o professor de matemática José França, que trabalha com provas e vestibulares há 30 anos, a ordem para responder as questões pode dar uma força para a estabilidade psicológica: “Eu tenho aconselhado os meus alunos que comecem pelas partes que têm maior domínio. Se ele é um aluno bom na área de exatas, busque fazer logo as questões de exata, por exemplo. Na medida em que ele vê que está indo bem na parte que ele domina, começa a não ter medo do que está faltando da prova e termina tendo bom rendimento".

Read More

Informativo sobre a Greve

junho 15, 2012 0

 Deu no Blog RG em Notícia:


O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), dos Funcionários (SINTAUERN) e Diretório Central de Estudantes (DCE) realizaram nesta quinta-feira(14) em Patu mobilização de fortalecimento da greve. Professores, funcionários e alunos do CAP/UERN participaram desta importante mobilização em defesa da Universidade bem como protestar contra o descaso do governo Rosalba que prometeu o reajuste dos salários dos professores e funcionários em não cumpriu a palavra.A mobilização também contou com a presença do presidente da ADUERN, Flaubert Torquato e professores do Campus Central.

A ultima greve na UERN, durou 106 dias, termnou em setembro de 2011, depois que professores e tecnicos aceitaram a proposta do Governo do Estado, que estabelecia um reajuste salarial para as categorias de 27,7%, a ser pago em tres anos. No mesmo dia em que terminou a greve, a agência de comunicaçao do governo publicou em sua pagina na internet que a greve havia terminado devido ao acordo salarial.

Agora, o governo avisa que não pode honrar o compromisso assumido e não dá garantias para o seu cumprimento.

O fato é que a pararalizaçao das atividades ocorre devido ao descumprimento pelo Governo do Estado do acordo firmado e reafirmado.


 








Read More

Informativo

junho 15, 2012 0

CUSTO DA CESTA BÁSICA SOBE 0,81% NO MÊS DE MAIO EM PATU



O Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu divulgou o boletim com os resultados do Projeto Custo de Vida Patu para o mês de maio de 2012. Segundo a pesquisa, o valor da cesta básica completa em Patu, que em abril era R$ 500,64, subiu para R$ 504,70 em maio, representando, em média, um aumento nos preços de 0,81%, caracterizando inflação.

A cesta básica pesquisada é composta por três grupos de produtos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica. A maior variação apresentada entre os três grupos, em maio, foi dos produtos de limpeza doméstica, com redução de -2,28%. O grupo alimentação teve aumento de 1,15% e o grupo dos produtos de higiene pessoal teve redução de -0,44% no referido mês. 

Conforme a pesquisa, o trabalhador patuense necessitaria ganhar, em maio de 2012, o salário-mínimo de R$ 1.626,80 para atender às necessidades de sua família (cinco pessoas) com alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. Portanto, o salário-mínimo atual de R$ 622,00 representa 38,23% do que o trabalhador deveria ganhar. 

O Projeto Custo de Vida Patu é coordenado pelo professor Ms. Francisco Tavares Filho, a pesquisa de campo é realizada pelas alunas Letícia de Almeida Medeiros e Tauanny Kesley de Sousa Vieira (Curso de Ciências Contábeis). O boletim com os resultados completos da pesquisa pode ser visto no seguinte endereço: www.uern.br/professor/franciscotavares, na opção Downloads – Outros.

Os produtos que apresentaram as maiores variações foram:
Produtos com Variação Positiva

Produtos com Variação Negativa
Produto
Aumento

Produto
Redução
pimentão
62,75%

doces
-13,60%
tomate
44,51%

papel higiênico
-13,01%
Leite
34,30%

tempero
-11,78%
batata doce
27,76%

sabão em barra
-11,42%
cebola
19,62%

cenoura
-10,34%
Read More

Post Top Ad